Por que não utilizamos mel de abelha em nossos batons?

Batom vegano Cosméticos naturais Cosméticos veganos Cruelty Free Maquiagem vegana Slow Beauty

Entre os valores de nossa marca está o respeito aos animais! Por isso a FACE IT é essencialmente vegan e cruelty-free, ou seja, não utiliza nenhum ingrediente derivado de animal na fórmula e não há a menor possibilidade de realizar qualquer teste em animais. Isso é assunto sério aqui! Tanto que a maior organização de direitos animais do mundo, a PETA, certificou nossos batons. 

Muitas pessoas pensam que insetos não sentem dor, por isso acham que não há problema em utilizar o mel da abelha nos cosméticos. Porém, estudos comprovam que eles sentem um desconforto e inclusive conseguem se esquivar das "dores" por meio de certos mecanismos. Segundo o fisiologista Gilberto Xavier, pesquisador da USP -Universidade São Paulo - “Os insetos possuem terminações nervosas similares às que nós, humanos, temos. Por isso, é razoável supor que eles possuem algum tipo de percepção sensorial equivalente ao que nós chamamos de dor. Além disso, o animal é capaz de fazer uma aprendizagem de esquiva, afastando-se de algo que lhe causa desconforto”. Se existem esses mecanismos de esquiva em seus pequenos esqueletos, é por algum motivo! 

Veja como as abelhas sofrem!!!

Durante a fumigação, o apicultor utiliza a fumaça para que as abelhas fiquem tontas e intoxicadas, ou até mesmo morram com o calor extremo. Desta forma ele interfere na colmeia mais "tranquilamente".

produção de mel

Em seguida os zangões são mortos para retirada do sêmen e as abelhas rainhas passam por um processo de inseminação artificial com o uso de seringas. Além disso, as abelhas rainhas tem suas asas grampeadas para que não possam sair da colmeia, provocando superlotação das operárias que não param de produzir mel. Quando o mel é completamente retirado, as abelhas são alimentadas com pólen artificial e calda de açucar branco para que recomecem um novo ciclo de produção. Ainda tem mais! Muitas abelhas morrem esmagadas durante a manipulação dos favos, e quando não, são sacudidas tão fortemente que perdem suas asas ou pernas e morrem. 

Por isso temos motivo de sobra para não utilizar cera de abelha em nossos batons. Em substituição usamos extratos vegetais 100% naturais garimpados do mundo todo, como a cera de candelillla, extrato de semente de damasco, óleo de mamona, entre outros!

Nos ajude a conscientizar. As pessoas não sabem. Faça a diferença em apenas um segundo repassando informações como essas. Seja uma inspiração. Vem com a gente! 


Postagem anterior Postagem seguinte


Deixe um comentário

Shopify secure badge