Hoje a humanidade entra em déficit com o planeta!

Batom vegano dia da sobrecarga da terra earth overshoot day sustentabilidade

É isso mesmo que você leu. Segundo a ONG Global Footprint Network, hoje é o dia em que a Terra esgota seus recursos naturais de um ano. Tudo o que a natureza pode produzir em um ano, nós consumimos em apenas 7 meses durante 2018. É como se tivéssemos consumido todas as árvores, toda a água, o solo fértil e os peixes que o planeta pode nos fornecer em um ano. Como vamos viver daqui pra frente até o final do ano?

Utilizando recursos futuros, entrando do déficit. 

earth overshoot day

Essa conta fecharia se tivéssemos 1,7 do planeta Terra, mas no caso, só temos 1. A cada ano o Earth Overshoot Day, ou dia de sobrecarga da Terra, chega antes, mas 2018 foi o ano no qual conseguimos bater o recorde desde que começaram os estudos, em 1970.

“O esgotamento dos recursos se acelerou por causa do consumo excessivo e do desperdício de comida", explica Valérie Gramond, do Wild World Fund (WWF), vinculado ao Global Footprint Network. Os lixos chegam a acumular um terço da comida que é consumida. 

Além do desperdício, tanto de comida como de qualquer coisa que gera lixo, fatores como combustível, eletricidade e consumo de água entram na conta do planeta. Somos 7 bilhões de pessoas consumindo recursos de gerações futuras. Se a conta não fecha agora, como será no futuro? Será que vamos realmente acabar com o que a Terra pode nos proporcionar? Ou a tomada de consciência vai chegar a tempo de recuperarmos o planeta?

earth overshoot day

E o que podemos fazer para mudar tudo isso?

Precisamos nos tornar uma sociedade mais sustentável. Reduzir o lixo, tanto de comida como de qualquer coisa; reduzir o consumo de eletricidade, água e dar preferência para energia renovável; reduzir ou cortar o consumo de carne #govegan; consumir de produtores locais e se reconectar com o seu meio ambiente; tudo isso e várias outras atitudes sustentáveis podem colaborar para que possamos mover a data do Overhsoot Day cada vez mais pra frente. 


Postagem anterior Postagem seguinte


  • Ana em

    Muito triste o que vem acontecendo com o Planeta pelo esgotamento dos recursos naturais decorrentes do consumo desmedido e inconsciente. Tão ruim quanto isso, é a indiferença que as pessoas demonstram (a maioria), acham que não sofrerão consequência alguma quanto a isso, e sequer tentam mudar os seus hábitos de vida e consumo.
    Quanto à WWF, para mim é uma ONG sem qualquer credibilidade para falar qqr coisa referente à meio-ambiente e direitos dos animais, pois não incentiva a mudança de hábitos das pessoas, e ainda manteve como seu “embaixador” o Rei Juan Carlos da Espanha, mesmo após o episódio lamentável que ele protagonizou (era embaixador da wwf na proteção animal, e machucou-se seriamente praticando caça esportiva de rinocerontes na África).


Deixe um comentário

Shopify secure badge