Você nunca mais vai comprar cosméticos tóxicos depois de ler isto!

Batom natural Batom vegano Cosmética natural Cruelty Free Maquiagem vegana Slow Beauty

Quem nunca parou pra ler uma fórmula de cosmético e pensou: "alguém traduz?". Realmente pode parecer tarefa muito difícil ler aqueles nomes que não fazem parte do nosso vocabulário e entender o que aquilo tudo significa. Mas nós vamos te ajudar com o post de hoje!

Existem alguns ingredientes químicos que são super agressivos e perigosos para a nossa saúde. Se você é a favor da cosmética natural e do movimento slow beauty, fique de olho nas fórmulas dos seus produtos de beleza para não cair em armadilhas desse vocabulário complicado! Caso elas possuam algum ou vários destes ingredientes, tome cuidado!

Fizemos um glossário resumido de alguns componentes químicos presentes na cosmética tradicional:

Parabenos: compostos químicos usados como conservantes nos cosméticos. Algumas pesquisas indicam que podem ser cancerígenos, causar alergias cutâneas e envelhecimento precoce da pele. Os parabenos interferem no sistema endócrino de humanos e animais e vêm ganhando relevância, pois mesmo em doses pequenas podem causar malefícios à saúde e ao meio ambiente.

Triclosan: algumas pesquisas sugerem que o ingrediente pode interferir na função da tireoide, prejudica a contração muscular e contribui para a formação de tumores no fígado, principalmente se considerarmos a exposição à substância ao longo do tempo. Além disso, por ser bactericida, ele pode auxiliar o desenvolvimento de bactérias cada vez mais resistentes à substância.

BHA e BHT: conservantes usados para prevenir a oxidação dos cosméticos. São considerados alergênicos e tóxicos para o sistema imunológico. O BHA se enquadra no grupo de possivelmente carcinogênico e o BHT se enquadra no grupo não classificado como carcinogênico para humanos. Um estudo indica que estes componentes mimetizam estrogênios naturais do corpo, sendo considerados disruptores endócrinos.

Alumínio: a presença de altos níveis de alumínio no organismo demonstra causar efeitos neurotóxicos, afetar os ossos e, possivelmente, desregular o sistema reprodutor. 

Oxybenzone: a oxibenzona é responsável por 50% das alergias dos produtos solares. 

Lauril Sulfato de sódio: produtos contendo essas substâncias podem afetar quem tem propensão a eczemas e outras irritações. Essas substâncias ajudam na produção elevada de espuma, permitindo uma melhor distribuição do produto durante a lavagem do cabelo, pele e dentesQuando enxaguado, o produto terá lavado a área mas, em contrapartida, terá também removido a umidade das camadas superiores da derme.

Tolueno: esta substância caracteriza o que ficou popularmente conhecido no Brasil como cola de sapateiro. É utilizado em cosméticos e, ao ser inalado, é rapidamente conduzido aos pulmões e difundido para a corrente sanguínea. Os riscos dependem da intensidade da exposição ao tolueno. Em menor grau, pode ocorrer irritação dos olhos e garganta. Em algumas pessoas, pode provocar processos alérgicos pelo contato com a pele ou pela inalação. Efeitos de intoxicação, como cefaleia, confusão e tonturas podem ocorrer se a exposição for longa.

PEG: é um derivado do petróleo que deve ser evitado, pois pode ser contaminado com outras substâncias tóxicas e penetrar facilmente na pele.

Calma, você não precisa decorar tudo isso! Salve esse post nos seus favoritos, compartilhe no seu facebook ou simplesmente copie e cole no seu bloco de notas. Sempre que você quiser saber se um produto é natural mesmo, dê uma olhada na fórmula!

Claro que não custa nada também procurar pelo logo da PETA, ou outra certificadora, para confirmar que além de natural, o seu cosmético também é cruelty-free!

peta batom vegano

Não conhece ainda nossa linha de batons naturais e veganos? Clique aqui e garanta já o seu!


Postagem anterior Postagem seguinte


Deixe um comentário

Shopify secure badge